Em 2025, a Missão Robin Hood, sob a liderança de Cedric De Giraudy, celebra duas décadas de dedicação ao resgate educacional e social de crianças com dificuldades de aprendizagem em Barra do Corda- MA. Iniciado no povoado Santa Vitória, a Missão Robin Hood, continuou o legado de Frei Ambrósio (Alfredo Rinaldi) frade capuchinho italiano que chegou ao Brasil em 1960 após uma experiência missionária na África. Em 1979 o frade se estabeleceu em Barra do Corda, encarregado da comunidade interiorana de Santa Vitória. Sua obra contribuiu sobremaneira para o crescimento deste que é um dos maiores povoados de Barra do Corda.
A jornada de Cedric começou de forma inesperada em 1999, quando o mesmo era estudante de audiovisual, ele recebeu um bilhete com um número de telefone que mudaria seu destino.
Motivado por um amigo, ele viajou para uma povoado distante da sede do município para fazer um documentário sobre a história de Frei Ambrósio.
Esse encontro inicial transformou o que ele pensava ser uma viagem esporádica em um compromisso de vida. “Eu não sabia que essa ligação mudaria minha vida”, reflete Cedric, que, após a morte do missionário em 2004, decidiu continuar seu legado. Graças a Cedric, a escola Maria Menina, idealizada por frei Ambrósio , continuou os trabalhos , mas agora com o nome “Escolinha Robin Hood.
Os desafios foram imensos, desconfiança da comunidade, obstáculos administrativos e a escassez de recursos quase comprometeram seus planos, mesmo assim, Cedric continuou sua missão. Escolheu o nome “Robin Hood” em um ato reflexivo para simbolizar a missão de lutar pelas crianças mais carentes.
Atualmente, a missão tem impactado profundamente a vida de cerca de 100 crianças anualmente. Através da valiosa parceria com as escolas públicas da rede municipal de Barra do Corda, a missão contribui significativamente para melhorar a educação do município.
Através de uma metodologia inovadora, foçada no lúdico, oferece apoio educacional, social e emocional aos estudantes com dificuldades de aprendizagem. “No início de cada ano letivo, solicitamos aos diretores das escolas parceiras, que nos enviem as crianças mais precisam de intervenções educacionais, aquelas que eram vistas como crianças “problema” explica Cedric. As aulas na missão não comprometem a permanência delas na escola, pois as crianças vão para a missão em dias alternados com a escola regular.
O impacto do trabalho da Missão Robin Hood, com o apoio da ONG barra-cordense “Tempo de Agir” não passou despercebido, na quarta-feira feira (12/03/2015), Cédric foi premiado com o Troféu Humanitário 2025, em Paris, este prêmio é considerado o Oscar das Ações Sociais para os franceses ao redor do mundo. É importante frisar que foram mais de 700 candidaturas analisadas.
Este reconhecimento não apenas exalta seus esforços de Cedric em Barra do Corda- MA, mas também destaca a urgência de apoio dos poderes públicos e da iniciativa privada, para efetivamos o que preceitua o art. 205 da constituição federal de 1988. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Vida longa ao Cédric e a Missão Robin Hood!