O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.
Saiba que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior é a chance de cura.
Diferentemente de uma década atrás, quando recomendava-se o rastreio para o câncer de mama a partir do 50 anos; atualmente, os especialistas acreditam que essa investigação precisa começar assim que a mulher fizer 40 anos.
“Para efeito de prevenção e detecção da doença, existe legislação que protege a saúde da mulher nesse aspecto. A lei 11.664 de 2008 garante a realização de exames para detectar câncer de mama. A lei nº 12.732 de 2012, chamada de lei dos 60 dias, garante para a paciente que tiver diagnóstico da doença o direito de começar o tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias. E a gente não pode esquecer da CLT, que prevê ausência do trabalho sem desconto do seu salário para que a mulher realize exames preventivos de câncer de mama”.
A mulher que foi diagnosticada com câncer de mama tem direito a obter, através do SUS, tratamento cirúrgico, radioterapia e iodoterapia e, se for necessário, pode realizar transplante. Para usufruir do direito é preciso que a mulher tenha encaminhamento de postos da rede pública de saúde.
Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento; e contribuir para a redução da mortalidade.
O portal de notícias barradocorda.com entrou em contato com Dr. Adriano Brandes, sendo Diretor do Hospital Regional do município nos deu mais detalhes sobre esta campanha, ele informou que não só no mês de outubro, mas durante todo ano as mulheres de Barra do Corda que precisarem fazer a consulta de prevenção, deverão procurar o serviço de mamografia da policlínica instalada na cidade, apresentar RG e Cartão do SUS.
O intuito é aumentar o rastreio e facilitar o acesso aos meios de prevenção.
Os serviço de mamografia do Sistema Único de Saúde no Maranhão é oferecido nas regionais de: Açailândia; Bacabal; Balsas; Barra do Corda; Caxias; Chapadinha; Codó; Imperatriz; São Luís; Pedreiras, Pinheiro; Presidente Dutra; Rosário; Santa Inês e Timon.