Base do troféu é aumentada para nove filas, com capacidade para mais oito campeões
O troféu da Conmebol Libertadores passou por retoques antes da final deste sábado, entre Botafogo e Atlético-MG. Através de um anúncio nas redes sociais, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez informou que a base foi ampliada para nove filas, com capacidade para mais oito campeões terem plaquinhas adicionadas.
– O troféu da Conmebol Libertadores foi atualizado para 2024! Renovamos o símbolo mais emblemático do futebol sul-americano, mantendo sua essência histórica enquanto adaptamos a novas gerações e aos feitos acumulados. Nesta edição, a base do troféu foi ampliada para nove filas, com capacidade para mais oito campeões, substituindo as oito filas prévias – disse.
Esta não é a primeira vez que a taça sofre uma modificação desse tipo. Originalmente eram 16 placas, para registrar os vencedores do período 1960-1977. Depois disso, foi acrescentada uma linha com mais seis vagas e, em 1983, foi acrescentada outra coluna.
Uma solução encontrada desde então foi colocar os enrolamentos na borda do pedestal, algo que durou até 2004, quando a taça foi quebrado nas comemorações do Once Caldas. Em 2009 as placas passaram a ser de prata, enquanto em 2021 houve uma grande restauração. Foi utilizado o molde do prêmio original de 1960, bem como suas peças, para que ficasse o mais semelhante possível ao da época. Ele também se inspirou muito nos detalhes e molduras, inclusive nas facetas originais.
Fonte: Por Redação do ge — Buenos Aires