Ex-governadores de esquerda agora abrem caminho para o Senado. Capitão Wagner tem empate técnico com Roberto Cláudio para governo do Ceará. PDT e PSB empatam no Maranhão. União lidera no Piauí.
Os ex-governadores Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão) e Wellington Dias (Piauí) lideram as intenções de voto para o Senado. Os números das eleições nos três estados do Nordeste são de pesquisas RealTime Big Data, a pedido da TV Record, divulgadas ontem (21). Camilo (PT) tem a liderança mais elástica, com 60 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado. Já Flávio Dino (PSB) tem de 45% a 49%, com os segundos colocados entre 27% e 30%. E Wellington Dias (PT) tem 38%, 16 pontos na dianteira.
Nas consultas sobre os candidatos a governador, o Ceará traz o deputado federal Capitão Wagner (União) na frente, mas vai de larga vantagem a empate técnico, conforme o nome do candidato do PDT que o enfrenta. Por exemplo, quando a pesquisa expõe o nome de Evandro Leitão (PDT), ele tem 11% e Wagner, 49%. Já contra a atual governadora, Izolda Cela, teria 44% a 28%. Entretanto, quando o nome do PDT é o do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, a disputa fica em 40% a 35% para Capitão Wagner. Mas com a margem de erro de 3 pontos percentuais, a situação é de empate técnico.
No Maranhão, os dois candidatos a governador do campo progressista empatam na frente. O senador Weverton Rocha (PDT) tem 24%, e o atual governador, Carlos Brandão (PSB), 22%. Em terceiro, mais atrás, aparece Lahesio Bonfim (PTC), com 13%.
O Piauí tem o tucano Silvio Mendes com 39% das intenções de voto, enquanto Rafael Fonteles (PT) vem em segundo com 26%. Os demais não passam de 4%.
Fonte: redebrasilatual.com.br