Vinicius Bergantin é um dos principais alvos da diretoria para substituir Allan Aal
O torcedor do Guarani anseia por uma definição rápida do substituto de Allan Aal. A diretoria de futebol tem o mesmo pensamento e espera avançar para uma proposta oficial a um treinador até o fim desta semana.
Após alguns nomes na mesa, o Conselho de Administração definiu Vinicius Bergantin como um alvo de prioridade. O auxiliar do Flamengo está disposto a ouvir o projeto do Bugre, o que animou a diretoria alviverde.
Bergantin ganhou força nos bastidores depois que outros profissionais que estão no radar do clube sinalizaram com o interesse de permanência no “mercado da Série B”, como é o caso de Daniel Paulista.
Um dos trufos do Guarani para avançar na negociação é o empresário de Vinicius Bergantin. O treinador e atual auxiliar do Flamengo tem a carreira gerenciada por Fumagalli, ex-jogador e ídolo bugrino.
O atual empresário chegou a negociar com o técnico quando atuou como dirigente no Brinco de Ouro entre 2018 e 2019.
Como o Flamengo está em período eleitoral – a diretoria do triênio 2025-2027 será definida no dia 9 de dezembro -, não há garantias de permanência de toda comissão técnica permanente – o que incentivaria Bergantin a retornar ao cargo de treinador na próxima temporada.
O último trabalho de Bergantin como técnico foi à frente da Ferroviária na Série A2 do Paulista e na Série C do Brasileiro. Ele se juntou ao Flamengo em julho após um convite de Tite.
Na ocasião, o time era o único invicto da terceira divisão nacional e tinha a melhor defesa da competição, com cinco gols sofridos em 13 jogos. Posteriormente, a Locomotiva confirmou o acesso à Série B sob o comando de Júnior Rocha.
Em 2024, a Ferroviária de Bergantin sofreu apenas uma derrota, ainda na primeira fase da Série A2 do Campeonato Paulista, em que a equipe perdeu a chance de disputar o acesso após ser derrotada nos pênaltis para o Juventus-SP nas quartas de final.
Em 26 partidas pela Locomotiva, Bergantin teve um revés, 12 vitórias e 13 empates.
O auxiliar do Flamengo foi zagueiro na Bundesliga por oito anos com a camisa do Hannover 96. No Brasil, ele atuou no Ituano, São Caetano, Gama e Guarantinguetá-SP.
Como técnico, começou na base do Ituano, passou a ser auxiliar e foi efetivado no time principal. Ele ficou no Galo de Itu entre 2013 e 2021.
A ideia dos dirigentes do Bugre é definir a contratação do novo técnico até o fim da próxima semana para que o profissional participe também da montagem do elenco para 2025, quando, além da Série C, o Guarani terá a disputa do Paulistão, a partir de 15 de janeiro.
A reformulação vai atingir aproximadamente 80% do grupo. Nomes como dos goleiros Vladimir, Pegorari e Douglas Borges; dos zagueiros Matheus Salustiano e Douglas Bacelar; do lateral-direito Heitor; do meia Luan Dias; e do atacante Reinaldo, por exemplo, não ficam e puxam a lista de saídas.
Por Júlio Nascimento – ge.globo.com – Campinas, SP