A Igreja Adventista do Sétimo Dia em Barra do Corda se une ao Hemomar de São Luís, convocando a população para estar doando sangue entre os dias 28 e 29 de janeiro. O projeto acontece no Centro Educa Mais Dom Marcelino na Altamira, tendo inicio às 08 da manhã. a meta é alcançar 400 bolsas sanguíneas.
O Hemomar de São Luís é quem vai ficar responsável pelas bolsas de sangue doadas. Fato esse, é que a cidade de Barra do Corda que hoje tem uma população estimada em quase 90 mil habitantes, não conta com uma sede do Hemomar, o que ajudaria e muito na hora que um paciente precisar-se de uma transfusão de sangue no município. Isso só mostra um atraso na saúde da cidade já a um bom tempo.
Lembre-se, a doação de sangue só é possível graças à disponibilidade de pessoas que queiram ajudar outras pessoas. Por isso, é preciso contar com a solidariedade da população para manter em níveis adequados os estoques do Hemomar.
O Hemomar é responsável pela viabilização da doação de sangue de cada cidadão, assim como pelo armazenamento e distribuição para o Hospital que necessite em todo o estado.
Para garantir a segurança e proteção do doador e receptor, todo processo obedece às criteriosas normas técnicas do Ministério da Saúde do país.
Ao doar sangue seja responsável. Responda sinceramente às perguntas da triagem. Quando fazemos qualquer procedimento como tatuagem, maquiagem definitiva ou procedimento simples como uma endoscopia, por exemplo, há a possibilidade de abrir uma “janela imunológica” no organismo passível de contaminação, que poderá não ser detectada no momento da doação. Então, a sinceridade é muito importante.
ORIENTAÇÕES PARA A DOAÇÃO DE SANGUE
Antes de ir doar sangue:
- Não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves
- Evite alimentos gordurosos no dia da doação
- Hidrate-se
ETAPAS DA DOAÇÃO
Recepção e cadastro:
Para realizar seu cadastro leve consigo documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte). Para a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos é necessário acompanhante maior de idade com documento.
Triagem clínica
Após o cadastro ocorre a triagem clínica, que nada mais é que uma entrevista feita por profissional de saúde que irá avaliar as condições de saúde da pessoa que vai doar para não colocar em risco a pessoa que vai receber.
Coleta
A coleta do sangue dura em torno de 15 a 20 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.
Depois de doar sangue
Será servido um pequeno lanche, hidrate-se. Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte. Exercícios e práticas esportivas também devem ser evitados logo após a doação.
Lembre-se
Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.
Quem teve Covid-19, pode doar?
A pessoa que teve covid pode doar 30 dias após cessarem todos os sintomas. Quem tomou vacina atentar para o intervalo de tempo entre cada dose.
CoronaVac – 48h após cada dose
Oxford – 7 dias após cada dose
Pfizer – 7dias após cada dose
Janssen – 7 dias