A longa espera chegou ao fim. Pela primeira vez na história, comunidades indígenas de Grajaú foram favorecidas pelo governo federal, por meio do Programa Minha, Casa Minha Vida Rural. O benefício é o resultado do trabalho do deputado federal Hildo Rocha
A assinatura dos contratos para a construção de 100 casas aconteceu durante ato que reuniu autoridades municipais, representantes da Caixa Econômica Federal, indígenas e os presidentes das associações Aldeia Morro Branco e Aldeia Cacique Virgulino, entidades que terão a responsabilidade de gerir a construção das unidades residenciais.
Ação envolve parceiros federais, estaduais e municipais
O deputado federal Hildo Rocha destacou ser a primeira vez que a população do município de Grajaú recebe recursos para construção de habitações rurais, graças a uma articulação realizada por ele que resultou em uma união entre o governo do presidente Lula, o governo do governador Carlos Brandão, o governo do prefeito Gilson Guerreiro e duas entidades sociais administradas por indígenas do município, com o objetivo de construir casas para as famílias rurais que mais precisam.
“A assinatura dos contratos junto à Caixa Econômica Federal, que representa o ministério das Cidades, é o desfecho de um trabalho firme que exigiu muito esforço. Foram quase dez anos de espera. Mas, em 2023, no período em que eu exerci o cargo de secretário-executivo do Ministério das Cidades, contribui com ações para garantir a construção dessas casas para 100 famílias indígenas que moram em casas inadequadas. Eu fui apenas o instrumento de luta do povo indígena para essa conquista porque se o presidente Lula não tivesse relançado o Minha Casa, Minha Vida essas casas não seriam feitas, assim como o apoio do governador Carlos Brandão e do prefeito Gilson Guerreiro foram fundamentais para a conquista, sem deixar de falar que o atual secretário de habitação e o ex-secretário de habitação de Grajau foram guerreiros na busca dessa vitória histórica para os Guajajaras que residem em Grajaú. Agradeço ao ministro Jader Filho que foi muito sensível ao nosso justo pedido”, sublinhou Hildo Rocha.
Vale a pena sonhar
O prefeito Gilson Guerreiro falou da satisfação de fazer parte de uma ação histórica que beneficia comunidades indígenas onde ele trabalhou como médico por mais de duas décadas.
“Hoje é um dia de muita alegria para mim como gestor do município, especialmente por estar em uma aldeia indígena onde trabalhei por 25 anos. Voltar como prefeito e participar da consolidação de um programa inédito que beneficia a população indígena De Grajaú, em parceria com o deputado Hildo Rocha, é motivo de grande satisfação. Esse programa estava sendo planejado a vários anos e só agora se concretiza. A conclusão é que vale a pena sonhar e realizar esses sonhos. Nossa gratidão ao deputado Hildo Rocha, pelo apoio”, declarou Gilson Guerreiro.
Celebração de um sonho realizado
Telmiston Carvalho, secretário de Habitação de Grajaú, também destacou a importância do evento.
“Hoje estamos celebrando um momento de grande importância: a assinatura dos contratos, após oito anos de espera, é um sonho realizado para as comunidades indígenas de Grajaú que tanto necessitam de casas dignas. Agradecemos ao deputado Hildo Rocha por trazer esse benefício tão importante para Grajaú”, grifou Telmiston.
Marinasta Guajajara, beneficiária da Associação do Morro Branco, enfatizou que a luta valeu a pena.
“Estou contente por ter contribuído para que a nossa comunidade, Morro Branco, tenha sido selecionada para receber 50 casas. Agradecemos a Deus e também a todos que lutaram para trazer esse benefício, especialmente ao deputado Hildo Rocha por ele ter contribuído para a materialização de um sonho, por ter nos ajudado e oferecer oportunidades a quem tanto precisa”, sentenciou a líder Guajajara.