A juçara ou o açaí são extraídos de uma palmeira que possui o mesmo nome. Aprenda como consumir e se deliciar com a iguaria típica do Maranhão.
A juçara, como é chamada no Maranhão, ou o açaí, como é conhecido no resto do país, é uma iguaria que faz parte do cardápio da culinária maranhense.
Em São Luís, a iguaria pode ser encontrada em diversos pontos, mas é no Mercado das Tulhas, localizado no Centro Histórico da capital maranhense, é que ela pode ser melhor apreciada.
Isso acontece porque o espaço reúne uma série de outros pratos e especiarias, que podem ser apreciadas em conjunto com essa delícia tipicamente maranhense.
A juçara é extraída de uma palmeira que conta com o mesmo nome. Após a extração, ela é peneirada com água filtrada e a partir disso, surge um líquido de coloração roxo escuro.
A farinha d’água é feita da farinha de mandioca fermentada. O consumo mais indicado é com a farinha feita de puba, que deixa o prato mais saboroso.
A juçara com farinha é um dos pratos mais consumidos no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Globo
Já o camarão seco, encontrado também em vários estados do Nordeste, é uma boa opção para consumir com a juçara. Por ser um alimento muito salgado, é recomendado que ele seja lavado com água limpa, para assim, extrair um pouco mais do sal natural que ele possui.
O chef explica ainda que, antigamente, a juçara era consumida com açúcar, mas com a adequação da alimentação, essa prática foi deixando de ser mais consumida.
Além disso, a juçara pode ser consumida em outros formatos como em geleia, sorvete e até doce.