FHC, Simone Tebet, Ciro Gomes: políticos repercutem eleição.
Presidenciáveis, candidatos e políticos eleitos divulgaram mensagens na noite deste domingo. TSE confirmou resultado às 19h57, com 98,81% das urnas apuradas.
Políticos eleitos, autoridades federais e presidenciáveis que disputaram o primeiro turno das eleições 2022 se manifestaram neste domingo (30) após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segundo turno.
O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.
Àquela altura, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos.
Para vencer em segundo turno, o candidato à Presidência precisa superar os 50% de votos válidos – mesmo que seja por apenas um voto.
Veja abaixo as principais mensagens divulgadas na noite deste domingo:
Presidenciáveis
- Simone Tebet (MDB)
Em rede social, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) agradeceu ao país pela votação e disse que “amanhã vai ser outro dia”. Tebet foi a terceira colocada no primeiro turno, com 4,16% dos votos válidos.
“Obrigada, Brasil! As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente @LulaOficial. A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia”, disse na mensagem.
- Ciro Gomes (PDT)
Aliado histórico tornado rival de Lula nos últimos anos, Ciro Gomes publicou cumprimentos a Lula em uma rede social. Ele foi o quarto colocado no primeiro turno, com 3,04% dos votos.
“Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inacio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas”, escreveu.
“Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro”, completou.
- Felipe D’Avila (Novo)
Em nota, o candidato Felipe D’Avila cumprimentou Lula pela vitória e disse que será oposição ao novo governo. Ele foi o sexto colocado no primeiro turno, com 0,47% dos votos válidos.
“Seguirei firme defendendo os valores, princípios e propostas que apresentei ao longo da campanha presidencial: combate implacável ao populismo, defesa da livre economia, erradicação da pobreza extrema, prioridade à educação básica, luta para transformar o Brasil em uma potência ambiental”, diz o comunicado.
O nosso programa de governo continuará a nortear as nossas ações, propostas e posicionamento político nessa difícil travessia que o Brasil terá de fazer nos próximos 4 anos. Podem sempre esperar da minha parte o que demonstrei na campanha: coragem, coerência e perseverança para lutar pelo Brasil que queremos.
- Leo Péricles (UP)
O candidato Leo Péricles, oitavo colocado no primeiro turno com 0,05% dos votos válidos, parabenizou Lula – a quem apoiou no segundo turno.
“Parabéns, Lula pela sua eleição. Estivemos trabalhando ativamente para essa vitória, que representa a derrota daquele fascista. A luta continua! Vamos derrotar o fascismo nas ruas!”, publicou.
- Sofia Manzano (PCB)
A candidata a presidente do PCB, Sofia Manzano, comemorou a vitória do petista, mas defendeu que os apoiadores do ex-presidente e da própria candidata fiquem “atentos a todas as movimentações” de Jair Bolsonaro nos últimos dois meses de governo.
Sofia ficou em nono lugar no primeiro turno, com 0,04% dos votos válidos.
“Mesmo que ele reconheça a derrota e tranquilamente encaminhe para entregar o governo do país ao vitorioso presidente Lula”, disse.
“Apesar de um governo de morte que esse sujeito fez, de todas as tentativas de compra de votos, de golpes, de impedir a classe trabalhadora de ir votar, nós fomos à luta e elegemos Lula próximo presidente da República”, afirmou Sofia.
Partidos políticos
- MDB
Em nota, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), destacou que o resultado das urnas representa a “vontade soberana” do povo brasileiro e parabenizou a condução do processo pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Ainda em nome da sigla, ele ainda disse esperar que o agora presidente eleito seja “capaz de pacificar o país” e avance em políticas públicas para gerar mais empregos e renda.
- Federação PSDB-Cidadania
A federação PSDB-Cidadania também parabenizou o petista pela vitória. O presidente nacional da aliança de partidos, Bruno Araújo, ainda ressaltou que Lula terá a “difícil missão de unificar um país dividido e com graves problemas sociais a serem superados”.
“Sem repetir os erros do passado, precisará de diálogo e responsabilidade para governar”, disse.
- União Brasil
Em vídeo, o presidente nacional do União Brasil parabenizou a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva e a Justiça Eleitoral pela condução das eleições.
“Acho que o grande vencedor dessas eleições foi o povo brasileiro, a democracia”, disse.
Segundo ele, a partir de agora, o país deve focar em união. “É momento de unirmos, de união, estarmos juntos pela paz, pela menor desigualdade social, mais emprego, maior desenvolvimento econômico e mais fraternidade entre nós brasileiros”, afirmou.
Autoridades e políticos
- Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil
Parabéns, Lula, pela vitória. Venceu a democracia, venceu o Brasil!
- Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral
Conversei com o candidato e agora eleito, Lula, com o atual presidente Bolsonaro, dizendo que a Justiça Eleitoral está apta a proclamar o resultado oficial das eleições e cumprimento ambos por terem participado do mais importante momento da democracia que é o momento das eleições.
- Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal
O Brasil deu mais um exemplo de eleições limpas e com ampla participação popular. As instituições funcionaram corretamente, com o TSE cumprindo um papel fundamental. Desejo sucesso ao Presidente Lula, que tem a importante missão de unir o país. #DemocraciaSempre.
- Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal
Venceram a Democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade. Parabéns a Lula, a Alckmin e aos governadores democraticamente eleitos neste domingo. E, claro, ao povo brasileiro.
- Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional
Cumprimento em especial o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice, Geraldo Alckmin. Desejo que a partir de janeiro de 2023, quando aqui estaremos a darmos posse aos eleitos, que possam exercer os seus mandatos com dignidade, êxito, espírito democrático, contribuindo para efetivas soluções dos problemas reais
- Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas.
- Ibaneis Rocha (MDB), governador reeleito do Distrito Federal
Fim das disputas político-partidárias, estou certo de que o Brasil sai mais forte das urnas. Desejo sorte, ao mesmo tempo em que me coloco à disposição para trabalhar ao lado do presidente eleito Lula.As diferenças devem ser colocadas de lado porque os desafios são imensos e só a união de todos os eleitos pode solucionar os muitos problemas que se apresentarão a partir de janeiro. O presidente é morador do Distrito Federal e, como governador reeleito, farei tudo para que tenhamos – e tenho certeza de que teremos – uma convivência harmônica para que possamos governar para todos.
- Romeu Zema (Novo), governador reeleito de Minas Gerais
Com o resultado da eleição nacional, desejo sucesso ao presidente eleito. Seguirei cobrando que Minas seja prioridade, como merece. Estarei aberto ao diálogo para que o Brasil possa crescer com trabalho, honestidade e respeito. Que Deus abençoe nossa nação.
- Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), governador reeleito do Paraná
Hoje o povo brasileiro se manifestou, agora é hora de continuar trabalhando juntos por um Brasil unido e em paz. Pra frente Paraná, pra frente Brasil!
- Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente no governo Lula
Presidente Lula, parabéns pela vitória que cria para nossa democracia condições de se revigorar. Os desafios exigirão de todos nós a responsabilidade do tamanho da envergadura política, econômica, social e ambiental que o Brasil merece ter. Começamos a derrotar o ódio.
- João Amoedo, candidato à presidência pelo Novo em 2018
Parabéns aos brasileiros que exerceram seu direito democrático. Espero que Bolsonaro e Lula nos surpreendam. Bolsonaro aceitando imediatamente o resultado e fazendo uma transição de governo pacífica. E Lula fazendo um governo para todos, com uma equipe qualificada e reformista.
- Sergio Moro (União-PR), ex-ministro de Bolsonaro e senador eleito
A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses.
- Davi Alcolumbre (União-AP), senador reeleito
Neste domingo, o povo brasileiro democraticamente foi às urnas e escolheu o próximo Presidente da República Federativa do Brasil. Desejo sucesso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ele possa pacificar e unificar o país em torno de uma agenda de desenvolvimento econômico, com geração de emprego, renda e oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. É hora de conciliação e de construção de um país mais justo. Que as famílias do Brasil possam se reunir em paz e harmonia, e que as diferenças sejam usadas para aprimorar o debate em nossa democracia. Que Deus nos abençõe.
- Carlos Portinho, senador (PL-RJ)
Um país ainda muito dividido. Um Congresso hostil e um novo presidente que terá a chance de reescrever a sua história nesse cenário adverso e na era da tecnologia e das novas relações de trabalho. Somos brasileiros e não desistimos nunca! Somos fortes. Que os poucos mais de 50,82% de brasileiros e sua vontade soberana saibam do nosso destino.
- Mara Gabrilli (PSDB-SP), deputada federal e candidata a vice-presidente na chapa de Simone Tebet
Respeito o resultado das urnas. Lula foi eleito democraticamente e a escolha do povo é soberana. Mantenho minhas convicções e seguirei meu trabalho como sempre: defendendo os mais vulneráveis e o combate à corrupção. No Congresso serei sempre construção. Afirmo ainda meu respeito à escolha dos paulistas, que elegeram neste domingo Tarcísio Gomes de Freitas como governador do nosso Estado de São Paulo. Como senadora de SP, seguirei firme e à disposição para atuar defendendo os interesses de nosso estado e, sobretudo, da população.
- Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador da Lava Jato e deputado federal eleito
A maioria fez sua escolha. Compartilho da indignação de milhões de brasileiros com a eleição de um condenado por corrupção. A eleição de quem discordamos é da democracia, e é pelos canais democráticos que seguiremos lutando com força e fé por um Brasil melhor. Não existe democracia sem oposição. Lula é um retrocesso moral e econômico. Farei no Congresso oposição qualificada ao projeto de dominação e perpetuação no poder do PT. Defenderei o cumprimento da lei, políticas públicas com base em evidências e os valores cristãos. Lula e o PT já nos perseguiram e prometeram mais vingança no futuro. Precisarei mais do que nunca do apoio de vocês para defender nossas causas no Congresso. Buscaremos juntos justiça, prosperidade e fortalecimento das liberdades, da família e do combate ao crime.
- Marcel Van Hattem (Novo-RS), deputado federal reeleito
Infelizmente, e por estreita margem, a maioria dos brasileiros decidiu nas urnas voltar ao passado: escândalos de corrupção, ideologia arcaica e crises econômicas foram o legado do PT. Serei oposição firme a Lula, com olhos para o futuro: o Brasil não merece regredir de novo!
Por g1 — Brasília