A coordenadora de imunização de Paço do Lumiar Paula Almeida relatou que a procura pelas vacinas ainda está se manifestando de forma tímida. “Nós pedimos aos pais que venham e tragam seus filhos, nós estamos aqui esperando no centro de vacinação especialmente para crianças”, pontuou.
Leia também: São Luís vacina contra Covid-19 crianças de 9 anos neste sábado
Segundo o secretário estadual de saúde do Maranhão Carlos Lula, todas as cidades maranhenses já receberam, pelo menos, duas remessas da vacina pediátrica Pfizer. Entretanto, menos de 100 cidades deram início à vacinação infantil.
“A gente faz um pedido aos prefeitos, secretários e secretárias municipais, já que nem 100 cidades iniciaram a vacinação de crianças. É muito pouco. Das 217 cidades maranhenses, todas elas já receberam vacinas da Pfizer infantil e vamos começar a distribuir doses da CoronaVac nesta segunda-feira (24), que já está permitida para o público a partir de seis anos de idade”, reforçou o secretário.
De acordo com o Ministério da Saúde, crianças com sintomas gripais ou que testaram positivo para Covid, só poderão se vacinar após quatro semanas. Para receber a dose da vacina, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou outro responsável, levar certidão de nascimento ou RG.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) destaca que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos é um reforço a mais para que a pandemia de Covid-19 possa ser vencida. A secretaria reforça ainda que todos os especialistas médicos destacam a segurança do imunizante e que o benefício da dose pediátrica é maior que qualquer efeito colateral e, por isso, os pais devem levar os filhos a um dos seis postos para tomar a primeira dose.
O esquema vacinal para crianças de 5 a 11 anos tem o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos.
Fonte: Imirante.com
© Todos os Direitos Reservados