gov
SECCOR APRESENTA BALANÇO DE SUAS OPERAÇÕES NO 1º/2021 NO MARANHÃO – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 16 de julho de 2021 - 17:14

SECCOR APRESENTA BALANÇO DE SUAS OPERAÇÕES NO 1º/2021 NO MARANHÃO

Criada em 2015 como resultado da Lei Anticorrupção que estabelece um regime de responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas quem venham praticar atos contra a administração pública, a Polícia Civil do Maranhão implantou a Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor), que nesta semana apresentou um balanço de suas atividades nos seis primeiros de meses de 2021.

Em números, a Seccor deflagrou em ações conjunta ao Grupo de Atuação de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) a seis operações de combate a crimes de corrupção em cinco cidades do estado do Maranhão. Foram 50 mandados de busca em apreensão executados e três prisões realizadas, sendo duas em flagrante e uma preventivamente.

No último mês de junho, uma equipe de policiais civis da Seccor deram apoio a uma operação do Gaeco que deram cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão na cidade de Timon. Além disso, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Além disso, vários pedidos foram feitos ao judiciário para quebra de sigilo bancário e fiscal de empresas investigadas que foram solicitados pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro a PC-MA.

Em uma operação independente realizada em maio, a Seccor cumpriu mandados de busca e apreensão, e de prisão que apurava os crimes de peculato, corrupção passiva e associação criminosa praticado por um policial civil da Delegacia de Bom Jesus das Selvas.

Durante a “Operação Laços de Família”, a Seccor em ação conjunta com o Gaeco deram cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão em São Luís e em Miranda do Norte. As investigações apuram a existência de uma organização criminosa criada com o objetivo de desviar recursos públicos. O esquema seria operacionalizado por meio de empresas de fachada que participavam de processos licitatórios fraudulentos.

É perceptível que ao mesmo tempo que mantém o monitoramento e as forças contra as organizações criminosas violentas, a Polícia Civil do Maranhão aceitou a missão desafiadora de investigar e combater os crimes contra a administração pública, já que esse tipo de crime afeta toda a sociedade no maranhense.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook