gov
Medicamentos vão ficar mais caros no final de março – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 20 de março de 2021 - 10:18

Medicamentos vão ficar mais caros no final de março

Decisão foi anunciada pelo governo federal na última segunda-feira

A partir de abril, o preço dos medicamentos deverá ser reajustado para venda ao consumidor nas farmácias. Autorizado pelo governo federal na última segunda-feira, 15, o novo valor ficará 4,8% mais caro na comparação com os preços praticados atualmente e representa um custo a mais na conta de quem precisa de remédios contínuos.

A Câmara de Regulamentação do Mercado de Medicamentos (CMED), vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou o aumento e a regra já começa a valer neste mês. No entanto, nas farmácias de Santa Cruz do Sul, a decisão é de que o repasse deverá ser feito a partir de abril.

A autorização de reajuste foi publicada na edição dessa segunda-feira, 15, do Diário Oficial da União (DOU). O aumento já pode ser aplicado pelas empresas farmacêuticas, que abrangem distribuidoras, laboratórios e drogarias. Com essa medida, mais de 19 mil medicamentos poderão ter alta em seu valor final.

No ano passado, o governo federal adiou a alteração dos preços dos remédios, prevista para março de 2020, para 1º de junho, em decorrência da forte pressão causada pela crise da pandemia de Covid-19. Na época, o reajuste foi de até 5,21%, para teto máximo no valor dos medicamentos.

Uma dica para economizar na compra é cadastrar-se nos programas de fidelidade das redes de farmácia. Na pesquisa feita pela Gazeta do Sul (confira no quadro abaixo), em média, as empresas fornecem de 20% a 30% de desconto sobre o preço sugerido pelos laboratórios.

Para quem tem tempo e disposição, também recomenda-se a pesquisa de preços. A variação entre uma farmácia e outra pode chegar a 5%, dependendo do medicamento e do laboratório.


Por: RODRIGO NASCIMENTO http://www.gaz.com.br/

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook