O prefeito Rigo Teles (PL) sancionou nesta quinta-feira (24) a Lei Municipal nº 058/2022, que concede o reajuste de 34,10 % no piso salarial dos profissionais do Magistério da rede de ensino do município.
Segundo o gestor, o aumento segue o novo piso nacional da categoria, definido pelo Governo Federal, e leva em consideração o valor por aluno, pela variação da inflação nos últimos dois anos, conforme prevê a Lei do Magistério.
Agora a categoria fica no aguardo por uma definição dos precatórios, que é mais um ‘imbróglio’ para os educadores. E, isso deve demorar mais um pouco, porque as comissões farão reuniões para definição de quem tem, e quem não tem direito.
O vereador Paulinho Bandeira (PCdoB) que faz oposição a atual administração, contou ao portal de notícias barradocorda.com que o prefeito municipal, ao anunciar o aumento de 34,10% aos professores, também enviou à Câmara um projeto que exclui o benefício do mês de janeiro e autoriza o pagamento de fevereiro em diante.
O vereador explica que, como o reajuste dado pelo governo federal é de 33,24% de janeiro a dezembro, o prefeito se apropriou de 23,76% do reajuste de janeiro e está rateando/diluindo outros 9,48% em 11 meses de 0,86% que somados aos 33,24% chega à 34,10%.
O vereador explica que o correto para esta aprovação, seria dá aos professores efetivamente 36,29% sem está acrescendo mais nada, e devolver o que já é de direito dos professores, pois segundo o parlamentar, o atual gestor não está sendo correto em apropriar-se dos 23,76% da classe.