Barra do Corda - MA | Portal de Notícias
  • Início
    • Sobre Nós
  • Notícias da Barra
  • Brasil e Mundo 24h
  • Maranhão
  • Notícias Gerais
  • Colunistas
  • Parceiros
  • Utilidade Pública
No Result
View All Result
  • Início
    • Sobre Nós
  • Notícias da Barra
  • Brasil e Mundo 24h
  • Maranhão
  • Notícias Gerais
  • Colunistas
  • Parceiros
  • Utilidade Pública
No Result
View All Result
Barra do Corda - MA | Portal de Notícias
No Result
View All Result
Home Brasil e Mundo 24h Esportes

São Caetano muda de nome, mas gestor recua sobre trocar escudo: “Vamos respeitar a torcida”

Ribamar Guimarães by Ribamar Guimarães
15 de novembro de 2023
in Esportes
0
São Caetano muda de nome, mas gestor recua sobre trocar escudo: “Vamos respeitar a torcida”

Empresário dos pentacampeões Felipão e Rivaldo, Jorge Machado detalha as dívidas e fala sobre o processo de tentar recuperar o clube, que já foi vice-campeão brasileiro e da Libertadores

Vice-campeão Brasileiro e da Libertadores e campeão Paulista no início da década de 2000, o São Caetano voltou aos noticiários nos últimos dias. Não por conquistas – ou mesmo as recentes decepções – em campo, mas devido a uma polêmica enquete para escolher um novo escudo para o clube.

Tamanha foi a repercussão negativa que, em menos de 24 horas, a decisão foi abandonada, e a diretoria do Azulão anunciou que o brasão será mantido.

Se essa mudança não vingou, outra está destinada a acontecer: o clube vai trocar de nome. (veja com detalhes abaixo).

Jorge Machado, empresário e gestor do São Caetano — Foto: Emilio Botta

Mas, se por um lado o caso gerou uma enxurrada de críticas, por outro há quem prefira enxergar o copo meio cheio. É o caso do homem forte do futebol do São Caetano, o empresário Jorge Machado, que recentemente assumiu o cargo de gestor de esportes.

Famoso no meio do futebol, Machado gerenciou carreiras de sucesso como a dos pentacampeões Felipão e Rivaldo, entre outros. Ele abraçou o desafio de tentar tirar o clube do ABC Paulista de uma profunda crise e assume a responsabilidade gerada pela polêmica na troca da identidade visual. O dirigente acredita, porém, que o episódio mostrou o “potencial adormecido” do time.

– Essa foi uma situação que aconteceu, foi um erro, mas um erro que despertou um gigante, pois foi comentado no Brasil inteiro. Era um experimento que faríamos, nada definitivo. Se o torcedor não gostasse, seria revisto. Pronto, foi revisto, e a ideia foi deixada de lado – explica.

– A responsabilidade é minha, pois vai ter que ter essa mudança para um novo ciclo. Agora é passado, vamos respeitar o que a torcida definiu. Ela é o maior patrimônio do São Caetano. Não tem motivo nenhum para mudar o escudo, é um erro que foi consertado – completa.

São Caetano desiste de mudança de escudo após repercussão negativa — Foto: Divulgação/Redes sociais

Novo nome e novo ciclo

O São Caetano chegou ao fundo do poço em 2023. Da equipe de sucesso do início do século, restaram apenas justamente o nome e o escudo. O clube foi rebaixado pela primeira vez à Série A3 do Campeonato Paulista, além de ter passado por situações como atraso de salário de jogadores, greve e até derrota por W.O em competição nacional em temporadas anteriores.

Diante do cenário, o atual dono do São Caetano, Manoel Sabino Neto, escolheu Jorge Machado para assumir a função de “recomeçar” o clube praticamente do zero.

Jorge Machado e Manoel Sabino Neto, dono do São Caetano — Foto: Divulgação

A gestão realizou o levantamento da dívida – hoje fixada em R$ 72 milhões – e conduz o processo de recuperação judicial. O Azulão é mais um time que caminha para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Uma coisa é certa: neste processo, embora o escudo deva ser mantido, o nome mudará. A Associação Desportiva São Caetano dará lugar ao São Caetano Futebol Clube, já que a antiga nomenclatura possui vínculo com os antigos donos que não têm mais ligação com o clube. O novo nome já é visto nos perfis oficiais do Azulão nas redes sociais, por exemplo.

Sem um conselho deliberativo, o São Caetano possui, literalmente, apenas sua sede e seus torcedores. E é a partir daí que o Azulão tentará se reerguer.

– O São Caetano tem uma cidade, o prefeito está ajudando, algumas pessoas, só que comunidade tem amor, mas não ajuda. Nós estamos tentando recuperar o clube de uma situação que se arrasta há mais de cinco anos. A situação financeira é caótica, é deplorável. É bonito, legal todo mundo ir para a rede social criticar e meter o pau por causa de uma mudança. Mas estamos aqui há quatro meses. Respeitamos sim e vamos tocar o clube – diz Jorge Machado.

O São Caetano caminha para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol — Foto: Emilio Botta

A tentativa de restruturação passa por desafios que resultaram do abandono da instituição durante anos.

– É uma cidade linda, um clube que tem um passado, história, mas tem de recuperar esse passado. Recentemente houve um pedido de falência no valor de R$ 6 milhões e o credor sabia que se não fosse negociado, era falência. Acabava o clube, pois correu à revelia – revela o gestor.

Segundo Jorge Machado, há um fundo de investimento que irá injetar dinheiro no São Caetano assim que a recuperação judicial for concluída. O nome do parceiro em questão não foi revelado.

O estádio do São Caetano, o Anacleto Campanella, passa por reformas — Foto: Divulgação/Instagram

E o futebol?

Com sete rebaixamentos acumulados desde os anos áureos, o São Caetano se prepara agora para disputar a Série A3 do Campeonato Paulista. O clube jamais havia caído para este nível.

Para o Azulão, 2024 já começou e o elenco – que será comandado pelo técnico Axel – está montado. O clube, porém, mantém um certo mistério e optou por anunciar os jogadores aos poucos.

– Contratei os jogadores bem quieto, bem tranquilo. Montamos um bom time para o nível da Série A3. Monto times há mais de 30 anos, fiz isso no Mogi Mirim, Rio Branco, Caxias, Ypiranga. Sei o nível que é a Série A3, fiz minha história no interior de São Paulo antes de partir para o mundo. E agora vamos recuperar futebolisticamente o São Caetano e colocá-lo na primeira divisão. Vai andar com certeza, mas precisamos de ajuda – explica.

Axel comandará o São Caetano na Série A3 do ano que vem — Foto: Comunicação/AD São Caetano

Para isso, no entanto, vai ser preciso fazer melhor do que na Copa Paulista: o Azulão caiu na primeira fase da competição com a pior campanha geral, conquistando apenas quatro pontos em dez jogos.

Jorge Machado admite que o desafio é grande e que até mesmo teve sua sanidade mental questionada por aceitá-lo, mas revela sua motivação.

– Todo mundo me chamou de louco, mas sou um cara em sã consciência. Sempre fui empresário de campo, descobridor de jogadores, tenho uma história e quero resgatar o futebol do São Caetano. É negócio, é business. Está aí a nova lei, queremos transformar o time em SAF, quero fazer uma história em recuperação de clubes no futebol brasileiro e deixar como um modelo disso.

O Azulão foi rebaixado na Série A2 deste ano — Foto: Karen Fontes/PontePress

Além da Série A3, o São Caetano disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024.

Por César Santana – ge.globo.com – São Caetano do Sul, SP

Tags: esportesSão Caetano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site

No Result
View All Result

Categorias

  • Barra do Corda – Portal da Cidade de Barra do Corda
  • Ribamar Guimarães O bom Maranhense
  • Vacina contra Covid-19 será incluída no calendário nacional de crianças e aplicada em grupos prioritários a partir de 2024

© 2022 Barra do Corda - Desenvolvido por Kactos Tecnologia.

No Result
View All Result
  • Barra do Corda – Portal da Cidade de Barra do Corda
  • Ribamar Guimarães O bom Maranhense
  • Vacina contra Covid-19 será incluída no calendário nacional de crianças e aplicada em grupos prioritários a partir de 2024

© 2022 Barra do Corda - Desenvolvido por Kactos Tecnologia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist