Símbolo percorrerá a França por 67 dias até a cerimônia de abertura
Desenhada pelo designer francês Mathieu Lehanneur, a tocha olímpica das Olimpíadas de Paris 2024 estará nas ruas entre 8 de maio e 26 de julho. O símbolo vai percorrer toda a França e promete representar não apenas o esporte mas também a história da França e das pessoas que fizeram o país. Conheça o trajeto.
Como de praxe, o caminho do revezamento da tocha começa em Atenas, na Grécia. Após, a chama olímpica se dirige para Marseille e começa toda a sua jornada pela França, passando por pontos históricos como a cidade medieval de Carcassonne, o Palácio de Versalhes e o Monte Saint-Michel.
Design
Para a criação da tocha, Lehanneur usou três pilares: igualdade, água e paz. A igualdade, segundo o designer francês, é o pilar dos jogos de Paris e está representada na criação através do design simétrico. A água, apontada como coração da cidade através do Rio Sena, inspirou a onda e os efeitos tridimensionais e vibratórios.
Por fim, a paz, uma das principais bandeiras das Olimpíadas, está representada na tocha através das suas curvas e das linhas arredondadas. A junção desses três conceitos criam um design único para representar a cidade-sede.
A tocha é feita de aço reciclado e toda a sua produção foi feita em empresas comprometidas com a causa ambiental. Os 2.000 modelos que vão ser utilizados foram fabricados pela empresa siderúrgica AcellorMital, responsável também pela criação dos caldeirões que vão ser acesos na cerimônia de abertura.
- Tamanho: 70 cm
- Diâmetro mínimo: 3,5 cm
- Diâmetro máximo: 10 cm
- Peso: 1,5kg
- Espessura do corpo de aço: 0,7 mm
Por Redação do ge — Paris, França