Homem questiona se atacante do Real Madrid se desculparia por provocação ao Valencia após sofrer racismo
Após ser vítima de mais um caso de racismo no futebol espanhol, Vinicius Junior não se conteve diante do questionamento de um torcedor depois da derrota do Real Madrid para o Valencia. Enquanto distribuía autógrafos, o atacante foi perguntado se pediria perdão à torcida rival pela provocação que fez, em referência à luta contra o rebaixamento. O brasileiro reagiu.
– Vai pedir perdão pelo gesto? – pergunta o torcedor do Valencia.
– Quê? Você é burro? Você é burro? – responde o jogador.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/F/H/6RgzwkTxqdk7qFFAYZ4A/gettyimages-1256946170.jpg)
Vinicius Junior provoca torcida do Valencia com referência à Segunda Divisão da Espanha — Foto: Getty Images
Vinicius denunciou os insultos ao árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea, e o jogo chegou a ser interrompido por cerca de oito minutos no segundo tempo. O sistema de som do Mestalla fez um alerta para que a torcida parasse o comportamento. Pelo protocolo do Campeonato Espanhol, um segundo alerta significaria a suspensão do jogo.
Segundo o técnico Carlo Ancelotti, o brasileiro chegou a cogitar não voltar para a partida. O goleiro Courtois indicou que os insultos ocorriam desde o primeiro tempo. Após ser expulso da partida, Vinicius Junior saiu de campo aplaudindo, fazendo comentários e gesticulando “2” com as mãos (provocação em referência à briga do Valencia contra a segunda divisão).
LaLiga tinha registrado até o fim de março oito reclamações na Justiça por racismo contra Vinicius Junior. A liga espanhola criou em fevereiro uma comissão específica para lidar com casos relacionados ao brasileiro.
Em nota divulgada após a partida deste domingo, LaLiga declarou que vai investigar os “incidentes” ocorridos no estádio Mestalla. A liga também informou que já solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o caso e, caso necessário, vai tomar “todas as medidas cabíveis”.