A professora Dra. Marylucia Cavalcante Silva, docente do Campus Barra do Corda da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), apresentou sua pesquisa durante o Colloque Franco-Brésilien, realizado na Universidade de Limoges, na França. O estudo, intitulado “Le retour d’Ubiratan d’Ambrosio des États-Unis au Brésil: Transformer la recherche mathématique, créer l’enseignement des mathématiques” (“O retorno de Ubiratan D’Ambrosio dos Estados Unidos ao Brasil: transformando a pesquisa matemática, criando o ensino da matemática”), foi destaque no evento por abordar a trajetória e as contribuições do renomado educador brasileiro para o campo da educação matemática.
A pesquisa investiga as ações e o legado de Ubiratan D’Ambrosio, considerado um dos principais responsáveis pela consolidação da Educação Matemática como campo de pesquisa no Brasil, e como suas experiências internacionais influenciaram novas perspectivas pedagógicas e científicas na área.
Para o diretor do Campus Barra do Corda, Prof. Marlisson Barroso, a participação da docente em um evento internacional dessa relevância demonstra o compromisso da Uema com a produção científica e a valorização da pesquisa acadêmica. “A professora Marylucia tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento dos estudos ligados ao Grupo de História da Educação Matemática (GHEMAT – Brasil), contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa e para a formação de novos pesquisadores na região”, destacou.
A professora Marylucia também ressaltou a importância do apoio e da inspiração do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente, referência internacional na área da Educação Matemática, cujo trabalho tem sido um incentivo constante para o avanço de suas investigações.
Por: Karla Álmeida – uema.br