Nesta sexta-feira (22), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão assina termo de adesão ao programa ‘Cuidar de Todos – AVC, Cada segundo importa’, com objetivo de reduzir as sequelas e os óbitos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Maranhão. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem o objetivo de integrar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital ao Hospital da llha, referência para esse atendimento.
Desde maio de 2023, o Cuidar de Todos – AVC funciona em fase de teste nas UPAs Itaqui Bacanga, Cidade Operária e Araçagi, com interação em tempo real entre médicos especialistas e profissionais de saúde das UPAs e da rede de atenção hospitalar própria. O programa visa, ainda, a destinação dos pacientes aos leitos de referência adequados aos perfis, além da diminuição do número de transferências desnecessárias e do tempo de resposta em casos mais específicos.
AVC
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é classificado como hemorrágico ou isquêmico, e acontece quando existe uma interrupção da irrigação sanguínea no cérebro. O isquêmico ocorre quando as artérias que levam o sangue sofrem um “entupimento”. Já quando existe uma ruptura do vaso sanguíneo, é configurado como AVC hemorrágico.
