sábado, novembro 15, 2025
Barra do Corda - MA | Portal de Notícias
  • Início
    • Sobre Nós
  • Notícias da Barra
  • Brasil e Mundo 24h
  • Maranhão
  • Notícias Gerais
  • Colunistas
  • Parceiros
  • Utilidade Pública
No Result
View All Result
  • Início
    • Sobre Nós
  • Notícias da Barra
  • Brasil e Mundo 24h
  • Maranhão
  • Notícias Gerais
  • Colunistas
  • Parceiros
  • Utilidade Pública
No Result
View All Result
Barra do Corda - MA | Portal de Notícias
No Result
View All Result
Home Brasil e Mundo 24h Geral

Primeira Turma do STF começa nesta terça a julgar kids pretos pela tentativa de golpe de Estado

Ribamar Guimarães by Ribamar Guimarães
11 de novembro de 2025
in Geral
0
Primeira Turma do STF começa nesta terça a julgar kids pretos pela tentativa de golpe de Estado

Militares de grupo do Exército foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por planejar ataques a autoridades. Réus também foram acusados de pressionar militares por um golpe.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, a partir desta terça-feira (11), a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra dez acusados de participar da tentativa de golpe de Estado em 2022.

O grupo integra o chamado núcleo 3 da trama golpista e, segundo as investigações, teria planejado o assassinato de autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin, além do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Os acusados também teriam pressionado comandantes militares e monitorado alvos para tentar impedir a posse de Lula, então presidente eleito.

Além do dia 11, o STF reservou sessões nos dias 12, 18 e 19 de novembro para analisar o caso.

A denúncia foi apresentada pela PGR em fevereiro deste ano e virou ação penal em maio.

Quem são os réus

São dez acusados, todos apontados pela PGR como integrantes do núcleo operacional — entre eles militares da ativa e da reserva:

  • general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira
  • tenente-coronel Hélio Ferreira Lima
  • tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira
  • tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo
  • Wladimir Matos Soares, agente da Polícia Federal
  • coronel Bernardo Romão Corrêa Netto
  • coronel Fabrício Moreira de Bastos
  • coronel Marcio Nunes de Resende Júnior
  • tenente-coronel Sérgio Cavaliere de Medeiros
  • tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior

Segundo a acusação, vários dos envolvidos fazem parte dos chamados “kids pretos”, expressão utilizada para identificar grupos de “forças especiais” treinados para operações de alta complexidade.

O que diz a PGR

A PGR afirma que os réus executaram ações coercitivas para viabilizar o golpe, incluindo:

  • monitoramento de autoridades;
  • elaboração de planos para assassinatos;
  • pressão sobre comandantes das Forças Armadas;
  • tentativa de mobilizar militares da ativa para aderir ao movimento.

De acordo com a investigação, o grupo elaborou o plano chamado “Punhal Verde e Amarelo”, que previa ataques contra:

  • o então residente eleito Luiz Inácio Lula da Silva;
  • o então vice-presidente eleito Geraldo Alckmin;
  • o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A denúncia também aponta que os militares usavam estruturas de comandos especiais para monitorar autoridades, obter rotinas de deslocamento e pressionar oficiais a aderirem ao golpe.

Quem julga

O caso será analisado pela Primeira Turma do STF, atualmente formada por quatro ministros.

A ação será julgada pela Turma porque, em 2023, uma mudança regimental devolveu aos colegiados a competência para analisar casos penais.

Perfil dos ministros

Alexandre de Moraes: Nascido em São Paulo, é doutor em Direito do Estado pela USP. Já foi promotor de Justiça, secretário de Segurança Pública de SP, ministro da Justiça e presidente do TSE entre 2022 e 2024. Foi indicado ao STF pelo ex-presidente Michel Temer em 2017.

Flávio Dino: ex-juiz federal, ex-governador do Maranhão, ex-deputado federal, ex-senador e ex-ministro da Justiça. É mestre em Direito pela UFPE. Foi indicado pelo presidente Lula em 2023.

Cármen Lúcia: mineira, foi procuradora do Estado, professora de Direito Constitucional, ministra do STF desde 2006, presidiu o STF (2016-2018) e o TSE em duas ocasiões. Foi indicada pelo presidente Lula em 2006.

Cristiano Zanin: paulista, formado pela PUC-SP, advogado especializado em litígios estratégicos e trabalhou na defesa de Lula na Operação Lava Jato. Chegou ao STF em 2023, indicado pelo presidente Lula.

Como será o julgamento

O rito seguirá as regras do Supremo:

Relatório — o relator, ministro Alexandre de Moraes, apresenta o histórico do caso. Isso deve ocorrer na primeira sessão.

Sustentações orais — a PGR terá duas horas para defender a acusação; cada defesa terá uma hora para falar. A fala da PGR também deve ocorrer nesta terça. As defesas devem terminar de falar até o fim da semana.

Votos — após os debates, os ministros votam. A decisão é por maioria (três votos).

O que pode acontecer

Condenação — os ministros definem a pena conforme o grau de participação de cada réu.

Absolvição — o processo é arquivado para os acusados absolvidos.

Em qualquer cenário, ainda são possíveis recursos dentro do próprio Supremo.

Tags: #emdestaquegolpistaSTF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERALtrama golpista

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site

No Result
View All Result

Categorias

  • Barra do Corda – Portal da Cidade de Barra do Corda
  • Página teste
  • Ribamar Guimarães O bom Maranhense
  • Vacina contra Covid-19 será incluída no calendário nacional de crianças e aplicada em grupos prioritários a partir de 2024

© 2022 Barra do Corda - Desenvolvido por Kactos Tecnologia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Barra do Corda – Portal da Cidade de Barra do Corda
  • Página teste
  • Ribamar Guimarães O bom Maranhense
  • Vacina contra Covid-19 será incluída no calendário nacional de crianças e aplicada em grupos prioritários a partir de 2024

© 2022 Barra do Corda - Desenvolvido por Kactos Tecnologia.