O professor Dr. Ian Jhemes Oliveira Sousa, docente do curso de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Pitágoras de Codó, teve seu projeto contemplado no Edital nº 15/2024 – Plano Maranhão 50 Anos, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). A proposta foi considerada muito relevante para a saúde pública do Estado, segundo parecer técnico da Fundação, e tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma digital educativa voltada à orientação de gestantes e puérperas, fundamentada em diretrizes técnico-científicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa integra o projeto GestarBem+Maranhão, que pretende criar uma solução tecnológica destinada a promover o autocuidado, fortalecer o vínculo das usuárias com os serviços de saúde e melhorar a efetividade das políticas públicas voltadas à saúde materno-infantil.
Apoio às políticas públicas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O projeto foi elogiado pela FAPEMA por seu alinhamento direto aos Desafios Estratégicos do Plano Maranhão 2050, especialmente na área “Sociedade Saudável, Segura e Justa”. O parecer destacou que a proposta contribui para o acesso equitativo a serviços de saúde de qualidade, especialmente entre populações vulneráveis, e atua na superação de iniquidades sociais, um dos pilares da política estadual de desenvolvimento de longo prazo.
O projeto dialoga com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da Agenda 2030 da ONU, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. Entre as metas contempladas estão:
- 3.1: Reduzir a razão de mortalidade materna;
- 3.7: Assegurar o acesso universal a serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo informação e educação;
- 3.8: Atingir a cobertura universal de saúde, com acesso a serviços essenciais de qualidade.
Instrumento para efetivar a Lei Estadual nº 12.138/2023 (Maranhão)
O parecer técnico também destacou que a plataforma proposta atua como resposta estratégica à Política Estadual dos Direitos da Mulher na Atenção Integral à Saúde da Gestante, Parturiente e Puérpera, instituída pela Lei Estadual nº 12.138/2023. Essa legislação estabelece princípios de autonomia, humanização e acesso à informação durante o ciclo gravídico-puerperal, mas enfrenta desafios para sua plena implementação.
Segundo um dos avaliadores Ad-hoc, o GestarBem+Maranhão poderá colaborar para a efetivação dessa política pública, oferecendo uma ferramenta digital moderna e acessível, que permitirá às mulheres compreender e acompanhar seus direitos e cuidados desde o pré-natal até o pós-parto.
Metodologia científica e relevância social
A proposta foi reconhecida por apresentar argumentação consistente, texto claro e metodologia bem estruturada. O conteúdo do aplicativo será organizado por faixas de tempo gestacional e de puerpério, conforme diretrizes nacionais e internacionais, e posteriormente testado com usuárias e profissionais de saúde, mediante termo de consentimento. A proposta foi considerada muito relevante para a saúde pública do Estado do Maranhão, por gerar uma plataforma digital funcional, responsiva e de acesso livre voltada à gestante e à puérpera, estruturada a partir de diretrizes oficiais de saúde pública e dados comprovados cientificamente.
Sobre o pesquisador
O Dr. Ian Jhemes Oliveira Sousa é professor do curso de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Pitágoras de Codó, Doutor em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO/UFPI) Mestre em Farmacologia e Especialista em áreas de epidemiologia aplicada. Atua nas áreas de biotecnologia, farmacologia clínica, saúde pública e inovação tecnológica em saúde.
Com o projeto GestarBem+Maranhão, o pesquisador e a Faculdade de Ciências da Saúde Pitágoras de Codó reafirmam seu compromisso com a inovação social, a equidade em saúde e o desenvolvimento científico do Maranhão, contribuindo para que o Estado avance em políticas públicas voltadas à maternidade segura e humanizada.
Sobre a FACULDADE PITÁGORAS
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site.
Por: Camila Crepaldi
 
			 
			 
					